Uso do YOUTUBE na educação
Prender a atenção dos estudantes, que estão cada vez mais conectados, não tem sido uma tarefa fácil para os educadores. O problema se torna cada vez maior conforme os alunos ficam mais velhos. Nas salas de aula do Ensino Médio, é muito comum os professores disputarem a atenção dos estudantes com aparelhos eletrônicos, celulares ou smartphones. Por isso, o momento é propício para tornar a tecnologia - e a sua turma - uma aliada em sala de aula. "O uso de recursos tecnológicos que estão presentes no dia a dia dos alunos pode ajudar a aproximá-los dos temas tratados em sala, além de servir como estímulo para o estudo", afirma Marly Navas Soriano, professora de Informática Educativa da EMEF Cleómenes Campos, em São Paulo. Para encorajá-lo a usar o Youtube em sala, listamos oito bons motivos para incluir a rede social no seu planejamento e na sua rotina profissional:
- Oferecer conteúdos que sirvam como recursos didáticos para as discussões em aula
- Armazenar todos os vídeos que você precisa em um só lugar
- Montar um acervo virtual de seus trabalhos em vídeo
- Ajudar estudantes com dificuldades
- Elaborar uma apresentação de slides narrada para ser usada em sala
- Incentivar os alunos a produzir e compartilhar conteúdo
- Permitir que os alunos deixem suas dúvidas registradas
Uso do FACEBOOK na educação
Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no seu trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas. "O contato com os estudantes na internet ajuda o professor a conhecê-los melhor", afirma Betina von Staa, pesquisadora da divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática. "Quando o professor sabe quais são os interesses dos jovens para os quais dá aulas, ele prepara aulas mais focadas e interessantes, que facilitam a aprendizagem", diz.
A seguir, listamos cinco formas de usar as redes sociais como aliada da aprendizagem e alguns cuidados a serem tomados:
- Faça a mediação de grupos de estudo
- Disponibilize conteúdos extras para os alunos
- Promova discussões e compartilhe bons exemplos
- Elabore um calendário de eventos
- Organize um chat para tirar dúvidas
Oi, Carla
ResponderExcluirConcordo com você. Atualmente, prender a atenção dos alunos não tem sido tarefa fácil. Além disso, o mundo está conectado e a educação não pode continuar sendo vista e desenvolvida como uma ilha. O aluno precisa perceber que a escola faz parte da sociedade.
Ilana
Olá Carla, muito bom o seu blog! Acredito que cada vez mais, o uso do facebook e das demais redes sociais será utilizado como uma ferramenta para um maior entendimento dos alunos, de seus interesses e, assim, melhorar a prática docente. Um cuidado que deve-se ter é saber separar, dentro das redes sociais, os limites dessa relação aluno/professor, evitando que atrapalhar a relação dos mesmos dentro da sala de aula.
ResponderExcluirUm abraço, Gregório.
Também acredito que essas duas ferramentas abordadas por vocês, Facebook e Youtube sejam ferramentas essenciais para a contribuição da Educação, tanto EAD ou Presencial. Um exemplo disso é a gama de informações que encontramos no Youtube para formular esse blog, que está sendo um trabalho tão encorajador. Acredito que essas duas modalidades, veem a somar o fato de estarem a disposição de todos que possuem contato com a internet.
ResponderExcluir